1. Demonstrar domínio
pleno dos conteúdos que serão aplicados, dedicando-se igualmente para todos os
assuntos e não apenas para o que deseja aplicar.
2. Planejar o ensino e a
avaliação da aprendizagem (reflexão sobre a ação).
2.1 Definir objetivos de
ensino e de aprendizagem;
2.2 Selecionar meios e
eventos de ensino e de aprendizagem;
2.3 Redigir perguntas
para obter a participação dos que estão aprendendo;
2.4 Selecionar ou
elaborar textos didáticos;
2.5 Selecionar ou
elaborar materiais audiovisuais;
3. Durante o encontro
3.1 Organizar o ambiente
de aprendizagem;
3.2 Conseguir e manter a
atenção dos alunos;
3.3 Mediar os objetivos
de ensino (reflexão na ação);
3.4 Orientar a
aprendizagem, apresentando suas idéias com clareza e precisão
4. Preparar a pessoa
para aprender
4.1 Ensinar a pessoa a
ouvir;
4.2 Ensinar a pessoa a
buscar a idéia principal de um parágrafo;
4.3 Ensinar a pessoa a
pesquisar temas;
4.4 Ensinar a pessoa a
trabalhar em grupo.
5. Coordenar a
aprendizagem de grupos
5.1 Adotar padrões de
relacionamento interpessoal;
5.2 Formar grupo ao
acaso;
5.3 Apresentar a tarefa
com clareza e precisão;
5.4 Chamar a atenção
para as regras do jogo;
5.5 Acompanhar o
desenvolvimento dos trabalhos grupais
6. Avaliar o próprio
desenvolvimento
6.1 Reconhecer suas
limitações;
6.2 Identificar
carências;
6.3 Pesquisar e estudar
temas correspondentes às suas carências.
7. Desempenhar, no
exercício de suas atividades, determinadas atitudes.
7.1 Ouvir atentamente
seus interlocutores;
7.2 Desenvolver vínculos
afetivos;
7.3 Participar
eficazmente de trabalho em grupo, quando necessário;
Nenhum comentário:
Postar um comentário